História do Café

A planta de café é originária da Etiópia, no centro da África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural. Não existem provas concretas sobre a descoberta do café e sim lendas sobre sua origem. A que eu mais gosto conta que o café foi descoberto por um pastor chamado Kaldi que viveu na Abissínia, hoje Etiópia. O pastor percebeu que suas cabras ficavam mais alegres e cheias de energia sempre que mastigavam certos frutos amarelos avermelhados e comentou o fato com um monge, que decidiu experimentá-los. O monge então percebeu que o consumo de tal alimento o ajudava a resistir ao sono. A descoberta logo se espalhou entre os monastérios, criando demanda pelo café.
O café pode ter sido descoberto na África, mas o hábito de tomar café foi definitivamente desenvolvido na cultura árabe. No início, o café era conhecido apenas por suas propriedades estimulantes e a fruta era consumida fresca, sendo utilizada para alimentar e estimular os rebanhos durante viagens. Em 1000 d.C., os árabes começaram a preparar uma infusão com as cerejas, fervendo-as em água.
O café tornou-se de grande importância para os Árabes, que tinham completo controle sobre o cultivo e preparação da bebida e os guardavam a sete chaves. A difusão da bebida no mundo árabe foi bastante rápida e o café passou a fazer parte do dia-a-dia dos árabes. Em 1475 foi promulgada uma lei que permitia à mulher pedir o divórcio se o marido não fosse capaz de lhe prover uma quantidade diária da bebida. Muito justo!
A partir de 1615 o café começou a ser consumido na Europa, trazido por viajantes. Até o século XVII, somente os árabes produziam café e os alemães, franceses e italianos procuravam desesperadamente uma maneira de desenvolver o plantio em suas colônias. Mas os holandeses foram os que conseguiram as primeiras mudas e as cultivaram nas estufas do jardim botânico de Amsterdã. Assim a bebida passou a ser uma das mais consumidas no velho continente.
A partir destas plantas, os holandeses iniciaram em 1699, plantios experimentais em Java, depois em Sumatra. Com o sucesso dessas experiências o cultivo de café foi levado para outras colônias européias. O crescente mercado consumidor europeu propiciou a expansão do plantio de café em países africanos e a sua chegada ao Novo Mundo.

No comments: