Churrasco


O churrasco é o método de cocção mais antigo que existe. Fácil de imaginar, logo que se descobriu o fogo se fez churrasco! Churrasco para nós, “Braai” na África e “barbecue” tanto no inglês quanto no francês . Enfim ele está em toda parte. Parece que a palavra “barbecue” vem do haitiano “barbacoa”, que quer dizer grelha. Outros dizem que vem do francês “de la barbe a la queue” (da barba ao rabo)! Referente ao método de colocar o animal inteiro no espeto. Ou talvez tenha alguma conexão com a palavra francesa “barbaque”, que vem do Romano “berbec”, que quer dizer carneiro assado.
Fazer churrasco é um evento em algumas partes do mundo. Mas nada como no Brasil, onde o churrasco começa no almoço e avança noite adentro. Fazemos churrasco para nos conhecermos melhor, nos despedirmos ou para nos revermos, enfim, qualquer coisa pode ser um bom motivo para fazer churrasco. Mas muita gente acha complicado e apenas assa espetinhos, o que até quebra o galho, mas não é a mesma coisa. A maravilha do churrasco é que ele produz uma carne saborosa e suculenta. Isso porque ao fazer churrasco assamos a carne expondo-a rápida e diretamente a uma fonte de calor o que faz com que a proteína da carne coagule formando uma camada impermeável que bloqueia a saída dos seus sucos. Alguns pontos importantes para um bom churrasco são: Escolher uma carne de qualidade, carvão de qualidade, ter uma boa churrasqueira, salgar a carne com sal grosso e prestar atenção para não deixar a carne passar do ponto. Para acompanhar, sugiro esta receita do indispensável molho vinagrete:

Molho vinagrete
11/2 de xícara (chá) de azeite de oliva, 1/2 de xícara (chá) de vinagre branco, 1 ramo grande de folhas de salsinha picadas, 1 ramo de coentro picado,1 cebola picada, 2 tomate sem sementes picado em cubinhos, 1 colher (café) de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora. Misture todos os ingredientes numa tigela e reserve até o momento de servir.

No comments: