Kartofeel

Se o homem é produto do meio, eu sou um pouquinho alemã, graças à Erica! Ela veio do Paraná e trabalhou em casa durante a minha infância. Começou cuidando de mim como babá mas acabou tomando conta da casa toda, e depois principalmente da cozinha. Se por um lado absorvi um pouco do seu jeito autoritário, por outro aprendi a ser uma pessoa independente e correta. Mas vamos ao que mais interessa: comida! Como boa descendente de alemães ela adorava preparar kartoffeel, palavra em alemão que aprendi cedo, claro, assim como sauerkraut e apfelstrudel, mas esses são assuntos para outro post.
A batata é originária dos Andes peruanos e bolivianos onde é cultivada há mais de 7.000 anos. Ela foi levada pelos espanhóis para a Europa no século XVI como planta ornamental e chegou à mesa do europeu por volta do século XVII com a ajuda do agrônomo francês Antonie Augustin Parmentier. Depois de descobertas as qualidades nutricionais da batata alguns governantes impuseram medidas para a difusão do tubérculo na Europa. Deu certo, atualmente a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, após arroz, trigo e milho e um dos ingredientes mais importantes da culinária de diversos países europeus, incluindo a Alemanha.
Em casa sempre falamos que a Erica era especialista em batatas. Ela preparava o ingrediente como ninguém e sabia explorar toda sua versatilidade. Um dia era frita, bem sequinha e crocante, noutro recheada e assada no papel alumínio, às vezes podia ser simplesmente cozida, sauteada com azeite e alho ou em forma de purê e de vez em quando virava nhoque. Mas era sempre uma delícia! Uma das receitas que mais me deixava maravilhada era seu simples mas delicioso frango assado com batatas. A diferença era que ela sabia o momento exato de colocar os pedaços de batata na assadeira para que o frango ficasse perfeitamente assado e as batatas douradas por fora, macias por dentro e com um sabor inacreditável. Outra especialidade eram seus bolinhos fritos levíssimos, feitos com purê de batatas e ervas, inesquecíveis! Sucesso absoluto quando tínhamos convidados para jantar!
Não foi à toa que virei uma brasileira que gosta mais de batata do que de arroz! Ainda bem que faz muito bem à saúde, veja mais no site da Associação da Batata Brasileira:

No comments: