Pão

Preciso confessar que fazer pão é o meu ponto fraco, culinariamente falando. Fui uma boa aluna e me dei particularmente bem no módulo de confeitaria até chegar a hora de fazer pães. Nas primeiras tentativas meus pães não cresceram como deveriam e por isso a profesora resolveu que ficaria ao meu lado o tempo todo durante o segundo dia pra ver o que eu estava fazendo errado. Cuidamos de tudo, medidas, temperatura da água, manipulação corretas, enfim tudo e mesmo assim o pão não cresceu direito de novo. A professora não entendia e abanava a cabeça. Eu, super decepcionada, concluí que o fermento não gostava de mim e pronto. Traumatizada, nunca mais tentei fazer nada que levasse fermento, acredita? Até ontem, porque agora decidi que vou fazer uma focaccia do zero.

Minha focaccia até que ficou boa, mas não ótima como eu gostaria, apesar da receita maravilhosa que aprendi com um chef uruguaio. Descobri porque meu fermento não cresce tanto quanto deveria e o pão fica um pouco mais pesado: não amasso com força suficiente.
Tenho orgulho de ser mulher, acho que as mulheres podem fazer tudo e fazem muitas coisas melhor que os homens, então não vou falar que tem que ser homem pra fazer um bom pão... mas que tem que ter aquela mão mais pesada e uma certa força para amassar o pão que nem macho, tem! Taí uma coisa que eu não tenho... mas como também não gosto de fazer coisas razoáveis vou ver se melhoro isso malhando mais!

Ingrediente para a focaccia:
50g de fermento fresco
1 kg de farinha
50 ml de água morna
1 colher de sopa de açúcar
20g de sal
20 ml de azeite (aproximadamente)

Modo de preparo:
Em um bowl despedaçar o fermento, acrescentar 2 colheres de sopa de farinha e o açúcar, cobrir com água morna e deixar descansar por uns 10 minutos, até que se forme uma esponja.
Em outro bowl grande colocar o resto da farinha e o sal. Formar um buraco no centro e incorporar a mistura do fermento e a água. Amassar BEM durante 10 minutos. Fazer um bolo grande, cobrir com um pano úmido e deixar repousar até que dobre de tamanho (cerca de 1 hora).
Amassar e dar forma a focaccia, fazendo os furinhos com as pontas dos dedos. Colocar numa assadeira untada com azeite. Espalhar azeite na parte de cima e deixar descansar por mais alguns minutos. Cozinhar em forno médio já pré-aquecido por cerca de meia hora.

No comments: