A Guerra dos Macarons

Ouvi sobre a polêmica parisiense dos macarons: quem tem o melhor docinho, Ladurée ou Pierre Hermé??? Pra quem não sabe macarons são uma especialidade francesa feitos com uma espécie de biscoito de suspiros que leva também farinha de amêndoas, recheados com uma pasta cremosa de diversos sabores. Quanto à origem ninguém tem muita certeza, pode ser que foi criado num convento em 791 perto de Cormery ou foi trazido com os chefs de confeitaria italianos com a chegada de Catherine de Medicis em 1533. Como esse dilema não tem solução eu precisava resolver o meu dilema de decidir qual macaron é meu preferido. Me armei de gula e fui em busca de evidências. Comprei 7 macarons de cada e água mineral. Em casa coloquei cada macaron de frente para seu oponente e comecei a degustação. As duas marcas são excelentes, os macarons Hermé são um pouco mais doces, mais macios e molhadinhos. Os do Ladureé são mais equilibrados no açúcar e tem a casca mais crocante. Para começar a comparação degustei 2 sabores iguais das duas marcas: caramelo e rosas. Gostei bem mais dos Ladureé. Continuei com os sabores diferentes do Ladurée: pistache, framboesa, café e baunilha, todos divinos! Já o de chocolate achei apenas bom. Passei para os sabores originais do Hermé. Sensacional o de jasmim, o de  morango com balsâmico e o de abricot com pistache. Estava tudo indo muito bem, mas de repente a originalidade do Hermé se mostrou desastrosa, detestei dois sabores: o de morango com wasabi e de pessego com abricot e açafrão. 
Conclusão, gosto mais da finesse dos sabores menos doces do Ladurée e sei que lá qualquer sabor que eu escolha vai ser no mínimo bom. O Hermé tem sabores diferentes deliciosos que podem ser inspiradores, mas outros que nem sempre funcionam. Então de agora em diante sempre que estiver em Paris vou comprar os básicos no Ladurée e de vez em quando um diferente no Hermé. Pronto, dilema resolvido.

No comments: